Pular para o conteúdo
  • Construção Civil
  • Setor da Construção Civil registra resultados positivos no mercado de trabalho pelo oitavo mês consecutivo.

    Setor da Construção Civil registra resultados positivos no mercado de trabalho pelo oitavo mês consecutivo.

    Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho, mostram que a construção civil criou 17.328 novos empregos com carteira assinada em agosto de 2025 e registrou, pelo oitavo mês consecutivo, resultados positivos no mercado de trabalho. São 3,052 milhões de trabalhadores formais, de acordo com um número que é bem próximo do seu recorde histórico (3,074 milhões) alcançado em outubro de 2013.

    Segundo Ieda Vasconcelos, economista chefe da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, a construção continua gerando novos empregos formais, o que é muito importante não só para o setor, mas também para o Brasil, afirma ela. Por segmento observa-se que, em agosto, foram registrados 7.001 novos postos na Construção de Edifícios, 5.072 nas Obras de Infraestrutura e 5.255 nos Serviços Especializados para a Construção.

    De acordo com a economista, o processo produtivo no setor é longo, ou seja, os lançamentos e as vendas de anos mais recentes continuam gerando novos postos de trabalho. No entanto, o setor continua preocupado com o cenário caracterizado por um alto patamar de juros, que pode inibir ou adiar novos investimentos.

    De janeiro a agosto deste ano, a construção já criou 194.545 novos postos de trabalho, o que correspondeu a 12,95% do total das novas vagas geradas no país (1,501 milhão) nesse período. Em iguais meses do ano anterior foram gerados 214.676 novos empregos.

    Fonte: CBIC/Liveprint

    Conteúdos relacionados

    A Raver Engenharia tem certificações técnicas de qualidade em suas obras, incluindo a ISO 9001 e o SIAC, que faz parte do PBQP-h, específico para a construção civil e no qual somos certificados no nível mais alto, o nível "A".