Saiba o que é Design Biofílico na arquitetura
O contato com a natureza vem ganhando cada vez mais protagonismo, na arquitetônica dos últimos anos, especialmente após a pandemia de Covid-19, que evidenciou a relevância dos ambiebntes naturais para o bem estar das pessoas.
Esse período trouxe à tona diversos estudos científicos que destacaram o impacto positivo dos espaços verdes no bem-estar humano, seja em locais de trabalho, moradia ou áreas urbanas. ou áreas urbanas. Com tantos benefícios cientificamente comprovados torna-se evidente, portanto, a urgência de integrar elementos naturais em projetos arquitetônicos, como forma de melhorar a relação dos seres humanos com seus locais de moradia, trabalho ou lazer.
Essa tendência na arquitetura na verdade reflete uma volta à velhas práticas humanas na construção de seus espaços ao longo da história. À ela se dá o nome de Design Biofílico, que se traduz numa abordagem de design de interiores e arquitetura que busca integrar a natureza em ambientes construídos. O objetivo é criar espaços que evoquem uma sensação de conexão com a natureza, tornando-os mais aconchegantes e saudáveis.
O Design Biofílico é baseado na biofilia, que é o amor à vida ou aos sistemas vivos. A ideia é que a natureza nos atrai por ser parte da nossa evolução e que, por isso, é fundamental para a nossa saúde e bem-estar.
Algumas formas de aplicar o Design Biofílico são:
- Incorporar elementos naturais, como plantas, materiais e formas orgânicas.
- Ter água presente, como lagos artificiais, fontes ou espelhos d’água.
- Ter grandes janelas, portas de correr ou claraboias para promover a troca de ar.
O Design Biofílico é importante tanto em espaços pessoais, como casas e apartamentos, como em áreas produtivas, como escritórios, escolas e universidades.
Fonte: Archdaily/Liveprint