Primeiro edifício-floresta do mundo completa 10 anos
Inaugurado em outubro de 2014, o Bosco Verticale, de Milão, na Itália, chega aos 10 anos trazendo provocando muitas reflexões no mundo da construção civil e da urbanização das cidades.
O complexo foi projetado pelo Boeri Studio, no distrito milanense de Porta Nuova, tem duas torres, uma de 80 e outra de 112 metros, que abrigam em suas fachadas 490 árvores de porte médio, outras 300 de pequeno porte, 11 mil plantas perenes e ainda 5 mil arbustos.
Os resultados da iniciativa pioneira tem sido exaltados pelas autoridades da cidade italiana: ela vem contribuindo para a redução da temperatura no seu entorno, proporcionando uma adequada limpeza do ar e um comprovado bem estar para os próprios moradores.
A Floresta Vertical é um conceito arquitetônico que substitui os materiais tradicionais nas superfícies urbanas utilizando uma policromia de folhas em suas paredes. O conceito se baseia numa camada de vegetação, necessária para criar o microclima adequado e filtragem da luz solar, e rejeita a abordagem tecnológica e mecânica pouco abrangente em relação à sustentabilidade ambiental.
Fonte Casa&jardim/ Liveprint