Pesquisa revela os principais desafios do mercado imobiliário no Brasil
A maior dificuldade encontrada pelo mercado imobiliário brasileiro é o custo de produção, segundo aponta uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com o GRI Club.
O estudo, que ouviu líderes do setor, mostra que em custos de produção se encontram por exemplo, os gastos com mão de obra, materiais de construção, depreciação e outras despesas indiretas.
Um segundo desafio é a aprovação dos processos em órgãos reguladores, como secretarias municipais e autarquias estaduais. Em muitos casos a burocracia e o tempo até a obtenção das aprovações de projetos imobiliários são muitas vezes enormes.
Outra dificuldade reside na aprovação de limitada de créditos e financiamentos, com taxas de juros elevadas, que podem chegar a 78%. Essa taxa impacta a capacidade de financiamento dos adquirentes e o acesso a capital para operação das construtoras.
A expectativa do setor, entretanto, é que a inflação se mantenha estável. A pesquisa mostra que 42% dos ouvidos acredita que ela continue como está, 37% acha que a taxa de juros aumentará e apenas 21% esperam uma queda dos juros.
Fonte: Estadão/Liveprint