Novo concreto sem cimento é novidade na construção
A empresa C-Crete Technologies, de Seattle, nos Estados Unidos, lançou recentemente no mercado um novo tipo de concreto, pronto para misturar, que elimina o uso de cimento. O produto oferece maior durabilidade e sustentabilidade, porque diminui drasticamente a emissão de CO2 na natureza
Isso ocorre porque este novo concreto tem a capacidade de absorver dióxido de carbono do ar ao longo do tempo, aumentando sua durabilidade e contribuindo para a sustentabilidade na indústria da construção civil.
A produção de cimento é responsável por cerca de 7% das emissões globais de CO2. O cimento é o principal componente do concreto e sua fabricação envolve a calcinação do calcário em altas temperaturas, liberando CO2 na atmosfera.
Com o novo concreto sem cimento, cada tonelada de aglutinante C-Creta utilizada no lugar do cimento Portland evita aproximadamente 1 tonelada de emissões de CO2.
O novo concreto desenvolvido pela empresa norte=americana é altamente fluido, bombeável e mais resistente que o concreto tradicional. Além disso, ele é extremamente durável e compatível com as misturas de concreto convencionais, o que facilita sua adoção pela indústria da construção.
Fonte: Clikpetroleoegas/Liveprint