NASA cria turbina eólica que promete revolucionar geração residencial de energia elétrica
Engenheiros da NASA, em parceria com colegas do Reio Unido, acabam de criar uma turbina eólica revolucionária, que promete ser um divisor de águas na busca de soluções sustentáveis em relação ao meio ambiente na geração de energia elétrica. A inovação, chamada de O-Wind pelos criadores, é pequena, tem formato diferente dos modelos convencionais já em uso e destaca-se pela omnidirecionalidade, ou seja, é capaz de aproveitar o vento vindo de todas as direções.
O aparelho tem design esférico, com aberturas estrategicamente posicionadas e a turbina gira em torno de um eixo fixo conectado a um gerador, produzindo eletricidade. Ideal para o ambiente urbano, onde os padrões de vento são imprevisíveis, a O-Wind não requer uma velocidade mínima de vento, altura específica ou orientação para operar, além de ser silenciosa e visualmente discreta.
Com um preço estimado de aproximadamente 200 dólares por unidade, a turbina eólica O-Wind apresenta-se como uma opção economicamente atrativa para instalação em áreas urbanas, inclusive em telhados residenciais, embora os custos adicionais de instalação e manutenção devam ser considerados. Em comparação, a instalação de painéis solares envolve um investimento inicial maior e ocupa muito mais espaço.
Fonte: Clikpetroleoegas/Liveprint