Pular para o conteúdo
  • Inovação e Tecnologia
  • Grafeno, o material que está revolucionando a construção civil

    Grafeno, o material que está revolucionando a construção civil

    O grafeno é um tipo de material derivado do carbono. Entre suas características mais importantes estão a extrema leveza e a resistência, que pode superar a do aço, além do custo baixo de produção.  Além do mais ele é também sustentável e vem sendo reconhecido como uma inovação que pode revolucionar a produção industrial e adequá-la às imposições de preservação ambiental, um dos grandes problemas que a humanidade enfrenta na atualidade.

    Ele é um material bidimensional, composto por átomos de carbono organizados em estruturas hexagonais com a espessura de um átomo (foto). É produzido a partir do grafite, um mineral abundante na Terra.

    Recentemente pesquisadores da Universidade Rice, de Houston, no Texas,  Estados Unidos, desenvolveram uma nova composição do concreto, onde a areia tradicional usada na produção desse importante componente da construção civil é substituída pelo grafeno derivado do coque metalúrgico.

    O novo concreto é 25% mais leve do que o tradicional, o que facilita o transporte e o manuseio em obras, especialmente em grandes projetos de infraestrutura, onde a redução do peso pode ser decisiva em obras complexas, como pontes e arranha-céus,.

    Este novo concreto não é apenas mais um material de construção. Ele representa um movimento em direção a uma construção civil mais sustentável, econômica e eficiente, que respeita o meio ambiente e maximiza os recursos.

    Essa inovação, embora ainda em seus primeiros estágios, tem o potencial de mudar radicalmente a maneira como construímos e projetamos nossas cidades no futuro.

    Fonte: Clikpetroleoegas/Liveprint

     

    Conteúdos relacionados

    A Raver Engenharia tem certificações técnicas de qualidade em suas obras, incluindo a ISO 9001 e o SIAC, que faz parte do PBQP-h, específico para a construção civil e no qual somos certificados no nível mais alto, o nível "A".