Governo lança programa de crédito para reformas e amplia política habitacional

O governo federal lançou nesta segunda-feira, 20, um programa de crédito para reformas habitacionais, que promete melhorar as condições de moradia para famílias de baixa renda e, ao mesmo tempo, impulsionar o setor da construção. A iniciativa prevê financiamento com juros reduzidos para melhorias em residências já existentes, com foco em segurança, salubridade e eficiência energética, com valores entre R$ 5 mil e R$ 30 mil e até 60 meses de prazo..
Para o presidente-executivo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes, o programa representa um passo importante na política habitacional brasileira, complementando o esforço para garantir acesso à moradia para toda a população. “A dignidade habitacional vai além da entrega de novas unidades. A moradia é lugar de acolhimento, conforto e segurança das famílias. O crédito para reformas traz inclusão, movimenta a economia e melhora a qualidade de vida nos centros urbanos”, afirmou.
O setor da construção avalia que o programa pode estimular uma cadeia produtiva ampla, que envolve desde pequenas lojas de materiais de construção até prestadores de serviços e profissionais autônomos. Terá também impacto sobre os empregos na construção, principalmente em regiões metropolitanas e cidades de médio porte.
Fonte: CBIC/Liveprint