Criado há décadas, método Steel Frame é cada vez mais usado na arquitetura moderna
O método de construção Steel Frame é um sistema construtivo mais rápido e sustentável do que os métodos tradicionais. Em tradução literal ele significa estrutura de aço e vem sendo cada vez mais empregado na construção de casas modulares, por ser uma tecnologia que não é tão dependente do uso de água e materiais úmidos, fato que minimiza os resíduos do canteiro de obras.
Historicamente, este modelo de construção iniciou-se com as habitações em madeira, construídas pelos colonizadores no território norte-americano, ainda no início do século 19. Modernizado, já com o aço substituindo a madeira, o método foi usado no Japão, após o término da 2ª Guerra Mundial, como uma alternativa rápida e económica para a reconstrução das moradias que foram destruídas pelos bombardeios.
O Steel Frame é constituído por um esqueleto construído com perfis de aço galvanizado, em muitos casos substituindo as estruturas convencionais de concreto armado e e alvenaria, que depois recebe placas cimentícias, gesso e isolamento térmico e acústico para fechamentos internos, formando assim as paredes e os pisos da construção.
Fonte: Casa&jardim/Liveprint