Construção Civil necessita passar por uma transformação digital
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas – IBRE/FGV, indicou que, das empresas que utilizam processos industrializados, 50,5% enfrentam a carência de mão de obra qualificada; 36,5%, a falta de especialização dos projetistas; e 28,2%, a baixa aptidão dos gestores.
Estes dados demonstram uma lacuna considerável na formação profissional dentro do setor e que a construção civil, tradicionalmente associada a métodos convencionais, necessita urgentemente de um upgrade educacional para se adaptar às novas tecnologias e processos industriais.
Uma das necessidades prementes, segundo a mesma pesquisa, é a transformação digital do setor. Essa uma tendência já bem evidente: tecnologias como BIM – Building Information Modeling, drones para mapeamento de terrenos, impressão 3D para construção e uso da Internet para monitoramento de obras são algumas das inovações que estão revolucionando o segmento. Contudo, para que elas sejam implementadas de forma eficaz, é crucial que os profissionais estejam preparados e qualificados.
Fonte Grandes Construções/Liveprint