Conheça o sistema de Lajes BubbleDeck
As inovações no campo da construção civil surgem constantemente, com foco na sustentabilidade, redução de custos e agilidade na execução dos projetos. Em 1990 foi lançado no mercado o conceito da Laje BubbleDeck, um sistema promissor que se vale de bolhas ou esferas de plástico para a construção de lajes, e que vem ocupando mais espaços no setor.
Estruturas de concreto, principalmente de concreto armado, costumam pesar demais. E quanto mais elas pesam, mais caras, prejudiciais ao meio ambiente, dependentes de manutenção, de difícil resistência e pouca durabilidade. Pensando nisso, pesquisadores trabalham continuamente para encontrar soluções engenhosas para a situação. Uma dessas inovações é o conceito Lajes BubbleDeck (Área coberta de bolhas, em português) criado na Dinamarca.
O sistema usa esferas plásticas ocas, que reduzem o peso das estruturas de lajes concretadas. Elas servem de preenchimento no lugar de uma parcela de massa de cimento que seria necessária para completar a forma. Em tese, o BubbleDeck promove uma distribuição uniforme de tensões – ao contrário do que se vê nas lajes nervuradas convencionais, por exemplo , reduzindo significativamente a carga estrutural, mas mantendo a resistência das peças de forma eficiente.
O dimensionamento de uma Laje BubbleDeck deve seguir normas específicas, visando garantir sua integridade estrutural. Uma boa referência é a NBR 6118. Entretanto, deve-se levar em consideração a redução de peso próprio ocasionada pela inclusão das esferas plásticas.
Fonte: 360 Engenharia/Liveprint