Pular para o conteúdo
  • Construção Civil
  • Câmeras de vídeo inteligentes salvam vidas na construção

    Câmeras  de vídeo inteligentes salvam vidas na construção

    Segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo,  SindusCon-SP, o setor de construção civil desponta como um dos segmentos de maior crescimento no país, com projeções de alta de 2,9% em 2024.

    No entanto, mesmo desempenhando um papel vital na economia, a indústria da construção ainda enfrenta preocupações significativas em relação aos acidentes. Em todo o Brasil, ocorre em média uma morte por acidente de trabalho a cada 3 h e 40 min.

    Em 2022, foram registrados 612 mil acidentes, segundo o Ministério Público do Trabalho, MPT, sendo 2.538 fatais.Foto Operador de EquipamentoAs principais causas incluem quedas de altura, queda de objetos, picadas de insetos e animais peçonhentos e lesão por esforço repetitivo – LER, além de impacto e colisões causadas por veículos.

    Para ajudar a reverter esse cenário, novas tecnologias buscam contribuir para a prevenção de acidentes.

    No âmbito da segurança relacionada a veículos e cargas, a videotelemetria – coleta remota e o monitoramento de dados via vídeo em tempo real – tem se tornado uma ferramenta essencial. Segundo Victor Cavalcanti, co-fundador e CEO da Infleet, que desenvolve soluções tecnológicas para gestão de frotas, as câmeras podem ser instaladas em caminhões, tratores, guindastes, empilhadeiras, escavadeiras e outros equipamentos.

    O sistema captura imagens que mostram o comportamento do motorista ou operador e as intercorrências na estrada e nas obras. Quando a tecnologia identifica um desses comportamentos, uma mensagem é emitida pela câmera, funcionando como um assistente de modo de condução do motorista.

    A videotelemetria também promete acompanhamento preciso da localização e desempenho das máquinas por meio de um mapa digital do local da obra.

    Fonte: Revistamt/Liveprint

     

    Conteúdos relacionados

    A Raver Engenharia tem certificações técnicas de qualidade em suas obras, incluindo a ISO 9001 e o SIAC, que faz parte do PBQP-h, específico para a construção civil e no qual somos certificados no nível mais alto, o nível "A".