Caixa investe no Retrofit de edifícios antigos para o crédito imobiliário

Mesmo com. sua liderança histórica no crédito imobiliário, com 66,8% de participação no mercado, a Caixa Econômica Federal enfrenta um desafio estrutural: a captação via caderneta de poupança, principal fonte de recursos do setor, cresce em um ritmo insuficiente para sustentar a demanda.
Diante desse cenário, o banco tem intensificado a busca por novas formas de funding, um processo de captar recursos financeiros (dinheiro) para financiar operações, projetos ou investimentos de uma empresa, governo, ou instituição.
Com essa medida a Caixa pretende não apenas manter sua posição, mas também expandir sua carteira, que atualmente alcança R$ 875,5 bilhões.
A mais recente iniciativa é o lançamento de uma linha de crédito específica para o retrofit de edifícios antigos, ou seja, a modernização e revitalização de estruturas ou equipamentos existentes, adaptando-os às necessidades atuais e às novas normas, sem que a estrutura original seja demolida ou substituída.
O programa, que tem foco inicial nos grandes centros urbanos, já mapeou 45 prédios com. potencial para reforma em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador.
A aposta no retrofit não apenas abre um novo nicho de mercado para o banco, mas também contribui para a revitalização de áreas degradadas.
Fonte: Imobi/Liveprint