Pular para o conteúdo
  • Arquitetura
  • Ambientes integrados tornam apartamentos pequenos mais funcionais

    Ambientes integrados tornam apartamentos pequenos mais funcionais

    Uma das maiores tendências da atualidade é a dos ambientes integrados, em especial  no caso de apartamentos pequenos.  Isso ocorre porque uma das maiores vantagens desse tipo de integração  é a sensação de amplitude, onde se alia fluidez e funcionalidade, segundo as arquitetas Bianca Tedesco e Viviane Sakumoto, sócias do escritório Tesak Arquitetura.

    Para elas, ambientes integrados podem ser bastante aconchegantes, já que a ausência de paredes prioriza a boa circulação, deixando os ambientes mais amplos e com melhor circulação de ar, além de aproximarem a natureza dos interiores, quando é o caso de uma varanda integrada, por exemplo.

    A integração de ambientes pode ser total, com a eliminação de todo tipo de paredes, ou parcial. No segundo caso, divisórias leves e retráteis que permitem abertura ou fechamento conforme a necessidade de uso são as maiores aliadas, assim como portas de correr ou articuladas, painéis vazados ou até mesmo cobogós.

    A escolha de uma integração total ou parcial vai depender do gosto do morador, bem como do tipo de uso do espaço. Integrações totais são mais comuns em ambientes sociais, como salas de estar, jantar, cozinhas e varandas. Para que isso ocorra é necessário um bom estudo de layout, pois um ambiente integrado e amplo não pode perder a funcionalidade. , explicam as duas arquitetas.

    Finalmente, segundo as duas arquitetas, é necessário  lembrar que mesmo ambientes integrados precisam ser setorizados., pois o conceito de integração não significa ‘tudo junto e misturado’. É necessária uma disposição harmoniosa entre os espaços, que conversam entre si e que possuem suas próprias funcionalidades.

    Fonte Exame/Liveprint

     

    Conteúdos relacionados

    A Raver Engenharia tem certificações técnicas de qualidade em suas obras, incluindo a ISO 9001 e o SIAC, que faz parte do PBQP-h, específico para a construção civil e no qual somos certificados no nível mais alto, o nível "A".