Alta nos preços dos aluguéis estimula compra do imóvel próprio
Em 2022, houve a maior alta das locações residenciais em 11 anos, segundo o Índice FipeZap, um indicador que monitora a evolução dos preços de imóveis residenciais em diversas cidades brasileiras. Ele é calculado mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em parceria com o portal de anúncios Zap Imóveis, a partir de dados de ofertas de imóveis na internet.
Outra pesquisa, desta vez do QuintoAndar, uma startup de compra e aluguel de imóveis, mostra que o sonho da casa própria é um dos maiores objetivos dos brasileiros. O Censo de Moradia promovido pela empresa mostra que 87% da população almeja adquirir um imóvel e essa estatística se comprova em quase todos os fechamentos de compra.
Nos estandes de venda de imóveis, por todo o Brasil, o que mais se ouve é a vontade de sair de um aluguel, comprovando o fato de que a casa própria é sinônimo da construção de um lar e de uma família.
Essa tendência, que sempre existiu, tornou-se ainda maior com o aumento de preços dos aluguéis: só no primeiro semestre de 2023, o valor da locação imobiliária avançou 9,24%, ainda de acordo com dados do Índice FipeZap.
Fonte: Money Times/Liveprint